Compartilhe
Ir em baixo
avatar
StarLord
Major
MENSAGENS : 1710

REPUTAÇÃO : 1397

[TEXTO] Memento Mori

em 22/3/2018, 10:07
[size=44]MEMENTO MORI, O RECADO QUE TODO HOMEM DEVERIA LEMBRAR[/size]
Quando um general romano voltava para casa depois de uma campanha vitoriosa no exterior, era tradição a cidade sediar uma gloriosa cerimônia pública em sua homenagem.
Mas enquanto seu triunfo era celebrado de maneira entusiasmada pelo povo, um homem ficava atrás do general em sua luxuosa carruagem, sussurrando a seguinte mensagem em sua orelha: “Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori.”
Em português seria algo como: “Olhe ao seu redor. Não se esqueça de que você é apenas um homem. Lembre-se de que um dia você vai morrer.

Por mais macabro que isso pareça, a expressão “memento mori” é de uma grande sabedoria. Diversos religiões e correntes filosóficas, como o budismo e o estoicismo, adotam esse conceito como base de seus ensinamentos.
A ideia de que vamos morrer um dia causa terror em praticamente todos nós. Por isso evitamos pensar sobre o assunto. Nossa cultura é devotada a prolongar a juventude o máximo possível, como se pudéssemos viver eternamente.
Acontece que não dá. A melhor opção, portanto, é fazer as pazes com a noção da nossa mortalidade. Daí a expressão “memento mori”.
A certeza de que vamos morrer não tem como objetivo nos jogar para baixo. Pelo contrário. Ela serve como motivação para viver melhor. Aproveitar os dias de maneira mais significativa e virtuosa.
Quando você se lembra de que está se aproximando mais da morte a cada dia que passa, isso te encoraja a fazer as coisas importantes da vida aqui e agora, sem procrastinar, deixando as besteiras ou preocupações tolas de lado.
Memento mori. Eis uma boa frase para nos guiar pela vida.


Fonte:https://www.elhombre.com.br/memento-mori-o-recado-que-todo-homem-deveria-lembrar/
avatar
Marcelo Luiz
Sargento
MENSAGENS : 510

REPUTAÇÃO : 748

Re: [TEXTO] Memento Mori

em 22/3/2018, 19:35
Muito bom cara!
Parabéns e obrigado por compartilhar!

Estive pensando muito nisso nos últimos dias. Atualmente a sociedade preza muito por fazer tudo muito rápido, viver rápido demais, aprender a ganhar dinheiro cedo demais, iniciar a faculdade com 18 e se formar aos 23 essa é a receita do sucesso que a sociedade tenta colocar em sua cabeça, mas será que é regra? Quem te garante algo de valor com isso? Quem te garante dinheiro após esse prazo? Sendo que tantas pessoas se formam e nada conseguem e outros "enriquecem" com coisas simples...

Vivemos ansiosos demais, querendo viver tudo em um dia, um mês, como se fossemos morrer daqui um ano, mas aí te pergunto e se fossemos realmente morrer daqui um ano? Será que você viveria como único cada momento daqui pra frente? Ou continuaria nessa luta incessante para ser "o melhor" o mais rico e o mais poderoso o mais breve possível?

Nada nos faz pensar mais na vida do que a morte!
#SemperViri

______________________________________________________

"Para ser capaz, a qualquer momento, de sacrificar o que somos pelo que podemos ser"
I live to be the best!
"Não vou deixar a tristeza conseguir me dominar, saí do coma do passado pra reinar esse presente, juntei toda a humilhação e voltei bem mais potente"
Aprendiz na platéia da vida e prático na estrada da emoção!
avatar
Jack5parow
MENSAGENS : 2

REPUTAÇÃO : 0

Re: [TEXTO] Memento Mori

em 23/3/2018, 06:01
Realmente, hoje em dia pensamos somente no agora e conseguir tudo agora, toda a riqueza possivel e todo o prazer possivel no hoje, todos os dias como se fossemos imortais. Digo isso por mim mesmo, muitas vezes foco no curto prazo e esqueço o longo prazo. Penso que deveriamos ter em mente o fato de que somos seres mortais e seguir a vida em busca de algo realmente grande no longo prazo, deixados coisas insignificantes que só nos dão prazer no hoje para trás.
avatar
Luis Martins
Lupino
MENSAGENS : 942

REPUTAÇÃO : 222

Re: [TEXTO] Memento Mori

em 23/3/2018, 20:10
Carpe Diem

______________________________________________________

If you can't stop thinking about it, don't stop working for it.

              
Conteúdo patrocinado

Re: [TEXTO] Memento Mori

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum