Compartilhe
Ir em baixo
Um Dois
Um Dois
Soldado
MENSAGENS : 168

REPUTAÇÃO : 228

[TEXTO] Atitudes que aprendi praticando Arte Marcial que todo o homem deveria ter.

em 25/9/2017, 09:28
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Sempre gostei de Artes Marciais, pratico desde os 10 anos de idade. Meu Pai sempre quis que eu fosse jogador de futebol, mas na minha veia circulava sangue de lutador. Comecei me graduando em Capoeira, onde treinei por quase toda a minha infância até a adolescência, depois comecei a praticar Boxe, e lutei por aproximadamente uns 5 anos, onde fui campeão em varias competições sendo classificado pra lutar no Catarinense de Boxe Olímpico. Hoje eu pratico Jiu-Jitsu a 3 anos onde também já coleciono algumas medalhas, porem, hoje tenho outro foco e compito apenas por hobby. Dentro desse tempo eu adotei algumas atitudes e aprendi a controlar a minha raiva, as principais atitudes estão descritas nesse texto que encontrei no Dojo Online: 


1. Olho no olho. Hoje em dia nas relações sociais que nos deparamos diariamente nada é tão comum quanto pessoas conversando olhando para a esquina, para o chão ou até mesmo para o celular, parece que se tornou um hábito, desde crianças, jovens e até algumas pessoas com mais idade. Hábito autodestrutivo que pode abalar sua autoestima e até mesmo a maneira como as pessoas olham e agem para com você. Praticantes de Artes Marciais principalmente não podem e não devem cometer este erro, é de suma importância prestar atenção em como você age e se porta. Claro que nem tudo é a ferro e fogo, mas em determinadas horas é simplesmente inaceitável.Caso você aja dessa maneira não se preocupe, algumas coisas na vida tem solução.  Se você é tímido ou desinibido, comece  encarado a si mesmo no espelho, aproveitando a situação você pode conversar com você mesmo e aos poucos ir se soltando. Se você prática Arte Marcial, seu professor pode te aconselhar melhor pessoalmente, porém caso não encontre solução, mesmo praticando ou não, você pode simplesmente fazer um curso de oratória.

2. Aperto de mão. Depois do olhar fixo nos olhos em uma conversa, nada, absolutamente nada é tão impactante como um bom aperto de mão, seja na hora de rolar no tatame, de cumprimentar algum conhecido ou até mesmo de fechar um negócio.  Um forte aperto de mão demonstra muito de você e de seu caráter. Um aperto de mão não firme, pode ser visto até mesmo como falta de respeito, sei que para algumas pessoas isso é normal e é até banal, mas se valorizar o seu aperto de mão… você verá como as pessoas irão agir com você. Coloque em prática e descubra. 
CLARO que você não precisa sair quebrando mãos por ai, não é isso, mas seja sempre firme até mesmo com garotas, isso pode demonstrar algo relacionado a pegada, quem sabe? Se você não tem esse hábito, comece a desenvolver.
 
3. Cabeça baixa. Meu DEUS! Pare, observe e faça as contas, você verá centenas, milhares de pessoas com a cabeça baixa, na rua, na escola, nos pontos de ônibus, no trabalho ou em qualquer lugar. NADA é tão fatal para um Guerreiro quanto ficar de cabisbaixo. Primeiro que de cabeça baixa em situação de combate, você praticamente está morto, segundo que pessoas que andam assim geralmente são vistas como depressivas e realmente ninguém que venceu na vida, venceu olhando para baixo. Um cara a cara com olho no olho, um aperto de mão firme e uma postura ereta, isso tem o poder de mudar sua vida.
 
4. Humildade. Honra tem tudo haver com humildade. Você pode não ter um real no bolso, pode morar na rua, mas se for humilde, você certamente pode mudar sua situação e prosperar demais! Mas caso não for, caso seja arrogante, mesmo tendo dinheiro do mundo ainda sim irá fracassar. Todos os grandes Mestres que passaram por esse planeta foram humildes para reconhecer suas limitações, reconheceram que precisavam de ajuda e assim se tornaram inesquecíveis, fortes e exemplos mesmo milhares de anos pós passagem nesse terra. 
Jesus andou com 12 (11 hehe) do seu lado para ajudar a prosperar o evangelho. Yip Man reconheceu as limitações do seu estilo fixo de Wing Chun após perder uma luta contra  Leung Bik e graças a isso elevou em grande demasia sua técnica e hoje praticamente o mundo inteiro das artes marciais o conhece. 
Usei apenas dois exemplos bem básicos, mas, se tu for nariz empinado, se achar melhor que os demais e mesmo assim vestir um Kimono, retire-se do Dojo, você certamente aprendeu algo errado e certamente está agindo errado com o que aprendeu. 
Ps: Mesmo que você seja o mais graduado, mais rico, você não chegou ai absolutamente sozinho(a)! Para mim esses são os quatros pilares que todo menino precisa ter para se tornar um bom homem. Para um praticante de artes marciais, isso deve ser o básico a se conquistar antes de chegar na faixa preta e se tornar um excelente Guerreiro. 

______________________________________________________

"A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais". - Winston Churchill
Wolfheart
Wolfheart
Neófito
MENSAGENS : 70

REPUTAÇÃO : 44

Re: [TEXTO] Atitudes que aprendi praticando Arte Marcial que todo o homem deveria ter.

em 25/9/2017, 11:08
Muito bom irmão!

Também pratico artes marciais já há um tempo e aprendi muita coisa com isso. O principal que acredito que é a maior lição é o equilíbrio.

Alias, este é um ponto que me preocupa muito no fórum, pois eu vejo que é um assunto não muito bem aceito pelos mais jovens daqui. Vejo muitos movidos a ódio e frustração disfarçados de auto confiança e força. Eu mesmo já cometi muitos erros caindo neste tipo de armadilha e foram as lições de equilíbrio que me ajudaram a entender e superar as coisas.

Tenho escrito alguns artigos sobre e acredito que irá gostar.

Semper Viri!
Fernando_maluco
Fernando_maluco
Soldado
MENSAGENS : 315

REPUTAÇÃO : 85

Re: [TEXTO] Atitudes que aprendi praticando Arte Marcial que todo o homem deveria ter.

em 25/9/2017, 12:41
Texto muito bom!

Artes marciais são sempre alvos de preconceito.

Nossa sociedade lacradora idiota, não entende que boa parte das artes marciais possuem em sua motivação, valores transcendentais e ensinam ao homem, o controle, domínio próprio, respeito aos mais graduados e disciplina.
Conteúdo patrocinado

Re: [TEXTO] Atitudes que aprendi praticando Arte Marcial que todo o homem deveria ter.

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum