Compartilhe
Ir em baixo
avatar
gildf
Neófito
MENSAGENS : 64

REPUTAÇÃO : 45

[TEXTO] O Poder da Persuasão!

em 18/7/2017, 10:37
Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
Eae caros!
Senhores vou falar um pouco do livro que li essa semana, um livro relativamente curto, mas que trás informações de suma importância: O poder da Persuasão. Muitos perguntam o porquê da importância de saber persuadir uma pessoa, mas coloque isso em suas mentes, vivemos em uma sociedade, em um conjunto de relações sociais, ou seja, dependemos de nos relacionar um com os outros. O poder de convencer uma pessoa a fazer sua vontade te coloca em posição de força, você para evoluir em sua vida precisa aprender não apenas se relacionar, mas também convencer outras pessoas que seus ideais são os melhores a seguir. Nenhum empresário vai conseguir evoluir, ganhar dinheiro, se não puder convencer nem sua família que aquele produto ou serviço que planeja colocar em mercado vai mudar sua vida.
Logicamente, a persuasão é uma fase secundária, primeiramente o saber se relacionar é fundamental, ganhar confiança da pessoa é uma fase primordial, que não precisa ser longo, vai da habilidade de cada um:
Vamos a exemplos: Você está em um churrasco, conhece apenas duas pessoas desse local, porém com suas atitudes você consegue se impor no ambiente, demonstra ser um cara de valor, com um sorriso no rosto e se comunicando com todos a parte de se relacionar socialmente  e de passar segurança já está em partes sendo cumprida, ou seja, para chegar em alguma pessoa e persuadi-la não será mais tão difícil. O “quebrar o gelo” pode ser feito naturalmente sem nenhum contato direto com a pessoa que você quer convencer e depois logicamente pode ir direto a pessoa e a convencê-la.
Agora vamos numa perspectiva diferente, a do livro realmente, para conseguir entender os fatos psicológicos que acontece, aqueles fatos que racionalmente são difíceis de explicar, como atos meramente instintivos que o lado de animal humano se sobrepõe. A espécie humana tem atos desse tipo, são atos que naturalmente acontece, pois o ser humano para conseguir se adaptar as mudanças não pode exercer sempre uma valoração de cada ato, ou seja, cada ato necessita de um conjunto de conclusões para poder ser exercido, essas conclusões levam tempo, geram desgaste físico e emocional, então naturalmente o humano se adaptou ao resumo, a síntese, ao superficial do mundo para poder ter respostas rápidas às várias exigências do dia a dia.
Vamos a mais um exemplo, agora um pouco mais perceptível:  numa balada uma jovem vê vários homens, dos mais diversos jeitos, ela quer se relacionar com algum deles, porém em sua rotina semanal ela não tem tempo para filtrar o melhor e não pretende ter um desgaste físico e emocional para selecionar o cara, então ela recorre ao resumo do ser, o superficial que ele está demonstrando, para posteriormente ela  realmente analisar com mais tempo o cara e observar se realmente é aquela pessoa que ela quer se relacionar. O jovem cheio de mulheres em sua volta é mais valorizado, na perspectiva de uma jovem mulher interessada, esse cara demonstra mais valor do que um cara solitário em uma balada, isso logo mostra que o relacionamento interpessoal possibilita várias vantagens.
A persuasão está presente nesse aspecto natural humano de analisar o superficial para depois, se valer a pena valorar. Observando esse aspecto natural, vendedores costumam utilizar essas leis naturais para poderem convencer e conseguir um sim onde o não era certo, vejamos:
Um jovem convencido da necessidade de comprar novas roupas chega em uma loja e demonstra a vontade de adquirir os produtos, naturalmente um vendedor experiente pergunta as peças que ele gostaria de experimentar e ver, o vendedor para utilizar um contraste de menor impacto vai mostrar primeiramente a peça de maior valor e convencer que aquele é o melhor produto, o cliente aceitando a peça e gostando decide comprar, porém ele ainda necessita de mais algumas peça de roupas, o vendedor que já se empenhou de vender a primeira peça por um valor razoável, não precisará se empenhar para vender a segunda com um valor um pouco mais em conta, devido ao principio do contraste e o jovem comprador numa perspectiva natural que aquela outra peça de menor valor comparada com a primeira pensa que está fazendo um bom negócio. Isso acontece normalmente com peças de acessório automotivo, o qual o comprador após pagar 60 mil em um carro, não se importa de pagar 2 mil a mais por acessórios variados finalizando um preço exorbitante. Veja que o vendedor primeiramente vende o carro para depois oferecer os acessórios de menor preço. Aqui vimos o principio do contraste, onde podemos colocar em nosso dia a dia para persuadir com maior facilidade: Você querendo convencer uma pessoa a lhe prestar um favor, pensa em uma ação que possivelmente a pessoa vai lhe negar a fazer, por exemplo, te emprestar 10 reais, porém você pode aumentar esse valor para gerar o principio do contraste, ou seja, tente lhe pedir vinte reais, ele vai negar, porém após a negação tente lhe pedir 10 reais, seu objetivo planejado, a possibilidade de aceitação vai naturalmente aumentar pelo principio do contraste.
O livro mostra também o principio da motivação, um pedido acompanhado de um motivo tem uma tendência natural de ser mais aceito, então ao pedir um favor, tente explicar a pessoa o porquê você precisa daquilo.
Agora vamos ao principio mais importante da persuasão, o principio da reciprocidade. Colega esse principio é realmente importante, ele que é o pilar das relações humanas, é o favor e retribuir esse favor. O humano tem a necessidade de retribuir o favor que uma pessoa faz, quantos exemplos que atualmente a gente vê, é até normal ver retribuições muito maiores ao favor que a originou, possivelmente um cara que ajuda o outro na mecânica do carro na beira da estrada, simplesmente para trocar o pneu, pode ser recompensado posteriormente com um prêmio muito maior que seu pequeno favor de ajudar a trocar um pneu, só pela necessidade humana de retribuir esse favor. Então colegas, pensem nisso, é inexplicável a necessidade humana de compensar favores, seja uma pessoa útil, faça favores, mas não esqueça de lembrá-los, isso mesmo,  jogue na cara sutilmente, para depois esses favores serem pagos quando você mais precisar. Lembre-se o relacionamento humano é um jogo de interesses, as amizades existem por que você gera algum tipo de vantagem para a sua amizade, utilize essa vantagem!
Senhores esse é um resumo e o que eu entendi sobre o livro, vale a pena Ler, um livro que possivelmente vai te auxiliar em vários momentos de sua vida. Um abraço!
As Armas da Persuasao - Robert B. Cialdini
E aquele +1 para motivar, compense esse favor hehe
#SEMPERVIRI

______________________________________________________

"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força".
avatar
Mateus Teixeira
MENSAGENS : 15

REPUTAÇÃO : 31

Re: [TEXTO] O Poder da Persuasão!

em 31/7/2017, 05:53
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Recomendo, também nesta área, a leitura dos livros de Henrik Fexeus. Jogos de Poder, Quando Você Faz o que eu Quero e A Arte de Ler Mentes. Já li os três e posso garantir que valem extremamente a pena.
avatar
gildf
Neófito
MENSAGENS : 64

REPUTAÇÃO : 45

Re: [TEXTO] O Poder da Persuasão!

em 9/8/2017, 10:00
Vou dar uma olhada nesses, agradeço a indicação!


#SEMPERVIRI

______________________________________________________

"Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força".
Conteúdo patrocinado

Re: [TEXTO] O Poder da Persuasão!

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum