Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Mateus Brodowski
Legionário
MENSAGENS : 2218

REPUTAÇÃO : 1025

[TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

em 16/3/2017, 15:15
Reputação da mensagem: 100% (4 votos)
RESILIÊNCIA
 
Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
Todos nós, de tempos em tempos, somos testados na nossa habilidade de adaptação, isto é, na nossa capacidade de resiliência. O principal objetivo da resiliência não é restaurar o passado, mas propiciar condições de dar um salto para frente. É a habilidade de manter o seu propósito enquanto você se adapta a novos métodos e procedimentos.
Diz um velho ditado que não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino. É exatamente o que faz a pessoa resiliente: ajusta as velas para chegar ao objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade. Resiliência é um dos sinais do verdadeiro líder, capaz de enfrentar e superar crises, problemas, obstáculos e adversidades com serenidade em situações de estresse.

Oito características das pessoas altamente resilientes:
 
1. Elas têm grande capacidade de adaptação.
Pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. São indivíduos que têm facilidade em ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis. 
 
2. Elas esperam que as coisas sempre terminem bem.
São pessoas dotadas de profundo otimismo alicerçado em fortes valores internos. Têm grande tolerância às incertezas e ambiguidades. Conseguem trazer estabilidade em situações críticas ou caóticas.
 
3. Elas criam emoções positivas em épocas de crise.
Conseguem mergulhar em situações que para outros são estressantes, porque aprendem ótimas lições de situações negativas. Transformam problemas e desgraças em coisas boas e se fortalecem com a adversidade.
 
4. Elas aprendem continuamente com a experiência de vida.
Pessoas resilientes assimilam rapidamente experiências novas ou inesperadas e agregam facilmente essas mudanças às suas vidas. Mesmo em meio à crise elas riem e experimentam emoções positivas. Esse comportamento emocional ajuda a liberar a oxitocina e as endorfinas, substâncias preciosas que auxiliam a enfrentar situações de grande pressão. 
 
5. Elas sabem se defender.
Quando confrontadas com ataques e manobras mal-intencionadas elas evitam e boqueiam essas ações, sabem respondê-las buscando também apoio, aliados e recursos adequados para o enfrentamento. 
 
6. Elas têm uma sólida  autoestima.
A autoestima é como você enxerga a si mesmo e determina o quanto você aprende quando algo deu errado. A autoestima faz com que você respeite a si mesmo e aos outros, e saiba aceitar críticas sem ressentimentos, bem como elogios e cumprimentos, sem se ensoberbecer ou tornar-se arrogante.
 
7. Elas tem amizades e relacionamentos saudáveis.
O apoio social é essencial para a resiliência. Mesmo que você seja introvertido, se você tiver uma pessoa de confiança com quem possa conversar sobre sua situação, isso pode ser extremamente útil. Pessoas solitárias estão mais sujeitas a condições de estresse. Falar com amigos, familiares ou mentores diminui o impacto das adversidades e aumenta o sentimento de autoestima e autoconfiança.
 
8. Elas são criativas e intuitivas.
São indivíduos que analisam os problemas e dificuldades sob vários ângulos e descobrem várias soluções diferentes para eles. Sabem e reconhecem a importância da intuição como fonte de dicas e orientações. Procuram constantemente desenvolver a criatividade expandindo, assim, a inventividade e a busca de novos horizontes profissionais.
 
Agora faça uma avaliação de quanto você vem na sua vida aprendendo e evoluindo com seus erros, pois é necessário cuidar para não viver com o pensamento preso nos erros do passado, mas aprender e evoluir com eles, bem como se perdoar pelos erros e seguir em frente.
 
Referência Bibliográfica
 
Berg, A.O. Poder da Liderança, 2014. Juruá Editora.

______________________________________________________

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
avatar
Gregory
MENSAGENS : 4

REPUTAÇÃO : 0

Re: [TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

em 16/3/2017, 16:20
Obrigado pelo texto amigo!
Veio na hora certa pra mim.
avatar
Luis Martins
Lupino
MENSAGENS : 943

REPUTAÇÃO : 223

Re: [TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

em 17/3/2017, 10:07
Excelente texto Mateus. Boa contribuição.

Eu nem sabia o significado de Resiliência. Imaginei que era algo ruim na verdade kkkk
Ficou extremamente claro agora.
Fazendo uma auto avaliação, percebo que em alguns casos tenho que melhorar o meu ponto de vista, principalmente a parte de se perdoar pelos erros.

Percebo que existem muitas pessoas aqui no fórum que são resilientes. O tanto de relatos que leio sobre os membros realmente nos inspiram a sermos melhores cada dia que passa.

+1

Semper Viri!

______________________________________________________

If you can't stop thinking about it, don't stop working for it.

              
avatar
Mateus Brodowski
Legionário
MENSAGENS : 2218

REPUTAÇÃO : 1025

Re: [TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

em 17/3/2017, 12:35
Obrigado pela leitura irmãos!

______________________________________________________

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
avatar
Douglas_grein
Neófito
MENSAGENS : 51

REPUTAÇÃO : 2

Re: [TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

em 17/3/2017, 18:45
ótimo texto
Conteúdo patrocinado

Re: [TEXTO] A influência da Resiliência na sua vida.

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum