Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Brennus
MENSAGENS : 22

REPUTAÇÃO : 13

[TEXTO]Alguns erros não foram feitos para serem corrigidos.

em 27/12/2016, 09:37
Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Um erro é só um momento no tempo.

Alguns verões atrás passei cerca de uma hora passeando por uma galeria não convencional especializada em tapetes do povo Navajo. Na verdade, era mais do que especializada. O colecionador, um curioso personagem chamado Jamie Ross, gostava de colecionar tapetes dos Navajo que tinham palavras, letras ou idioma inglês costurados no design.

Eu estava intrigado com alguns dos designs, então perguntei a ele sobre a história de algumas das peças. Jamie é o tipo de cara que transforma uma pergunta rápida de dez segundos em uma resposta lenta de dez minutos. O que era ok por mim, já que eu não tinha que estar em nenhum outro lugar.



Ele explicou bastante coisa. Falou sobre sua fascinação por letras e palavras e porque ele gostava delas especialmente quando apareciam em tapetes dos Navajo. Ele também falou um pouco sobre colchas malucas, outra de suas obsessões.

Mas uma coisa que ele disse realmente me pegou. Perguntei a ele porque vários dos tapetes pareciam ter erros nos padrões costurados. Distorções óbvias nas estampas, linhas tortas, ou uma figura que parecia um pouco estranha quando comparada com as outras da peça.

Ele disse que há muitas explicações. Uma das populares é que os Navajo teciam intencionalmente erros em seus tapetes para lembrá-los que o ser humano não é perfeito. Essa sensibilidade pode ser vista também na arte Wabi Sabi no Japão.

Mas ele preferia outra explicação. Ele disse que os erros não eram intencionais. O que era intencional era o desejo de não voltar atrás e consertá-los.

Ele disse que os Navajo viam erros como momentos no tempo. E já que você não consegue mudar o tempo, porque tentar mudar um erro que já aconteceu? O erro já está costurado no tecido do tempo. É bom ser lembrado disso quando você olhar para trás.

Depois, ele comparou isso com o processo de subir uma montanha, se você escala uma montanha, é claro que você vai pisar em falso algumas vezes. Mas você continua. Você não para e começa de novo se você tropeça ou pega o caminho errado. Você continua. Você não pode apagar o tropeço. Acontece, e faz parte da subida. E quando a subida acaba, você terminou. Desde que tenha chegado no topo, você não chama a subida de equivocada.

Da mesma forma, os Navajo não chamam um tapete com alguns pontos estranhos de errado. Se ele foi terminado, é um tapete bem-sucedido e, mais importante, um tapete com alguns pontos errados é um tapete honesto.

Fonte: https://goo.gl/Xe9IkJ

______________________________________________________

"Minhas derrotas são o meu eterno aprendizado."
avatar
Mateus Franco
MENSAGENS : 15

REPUTAÇÃO : 4

Re: [TEXTO]Alguns erros não foram feitos para serem corrigidos.

em 28/12/2016, 10:38
Belo texto.

É uma analogia incrível com a vida de todos, existem erros que devem ser deixados no passado, como parte da nossa história, e isso nos faz aprender.

Mas claro, muitos outros precisam ser consertados, não voltando no passado, mas mudando o futuro, se redimindo ou melhorando.
avatar
Luis Martins
Lupino
MENSAGENS : 942

REPUTAÇÃO : 222

Re: [TEXTO]Alguns erros não foram feitos para serem corrigidos.

em 10/2/2017, 10:27
Muito bom cara!

Gostei da comparação com a subida de uma montanha. O que está feito, está feito. Não podemos (ou devemos) voltar atrás. E sim continuar com a cabeça erguida seguindo em frente.

Semper Viri!

______________________________________________________

If you can't stop thinking about it, don't stop working for it.

              
Conteúdo patrocinado

Re: [TEXTO]Alguns erros não foram feitos para serem corrigidos.

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum